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Produção de vinho do século 21 tem semelhanças com o Brasil do século 19

Segunda bebida mais consumida do mundo, vinho tem cadeia que envolve agricultura, clima, economia, cultura e toda a sociedade

É inacreditável, vergonhoso e inadmissível em pleno século 21 mais de 200 trabalhadores serem resgatados em condições análogas à escravidão de empresas ligadas a vinícolas do Sul do país.

O vinho, do alto de seu pedestal, muitas vezes luxuoso (luxo esse incentivado por uma elite consumidora alienada), sai de seu lugar primordial de alimento para o corpo e a alma, para dar palco a monstruosidades como uso incessante de veneno nas plantações e, agora, veja bem, trabalho escravo.

Como podemos contribuir para uma produção ética?

Sendo o vinho a segunda bebida alcoólica mais consumida do mundo, um produto que provém de uma fruta e que, portanto, depende da agricultura, depende de pessoas, depende de uma cadeia enorme, depende do clima, depende da água, da terra.

O vinho traz tudo isso em si, todos esses vieses. Campo, biodiversidade, regeneração, manejo, clima, geologia, cultura, economia, política, antropologia, arqueologia, tecnologia, pesquisa científica, ética, saúde, gastronomia, bem viver.

É importante que o consumidor saiba diferenciar a forma de fabricação dos vinhos, entendendo as diferenças nas cadeias produtivas de cada marca. Entender a importância do manejo do solo, o ciclo das plantas, o terroir, o respeito à adaptabilidade das espécies e o respeito por quem nela trabalha.

 

Entender a diferença entre agricultura familiar e agricultura em larga escala. A diferença entre produção artesanal e produção em larga escala.

Esse diálogo é mais urgente do que nunca. Descobrir pessoas em situação análoga à escravidão envolvidas na cadeia produtiva de reconhecidas empresas vinícolas brasileiras é uma situação vergonhosa, horrorosa e urgente para o setor se mobilizar em torno de soluções sistêmicas para a prevenção, monitoramento, rastreamento e punição dos responsáveis.

É preciso se responsabilizar. Estar mais próximo de todas as frentes, da produção ao consumo, como um elo das diferentes cadeias. Promover um olhar mais lúcido em torno do vinho e agir com responsabilidade, ambiental e social, diante da complexidade de um produto, que é resultado de uma das maiores atividades agrícolas do mundo.

Não há escapatória se queremos consumir uma bebida de forma mais ética. É preciso cuidar – (Gabi Monteleone é sommelière, empresária e consultora, co-idealizadora e sócia do projeto "Tão Longe, Tão Perto", que faz trabalho de curadoria e comunicação de vinhos brasileiros. Tem como norte de seu trabalho a pesquisa permanente e a comunicação, não somente do vinho, mas de tudo que envolve esse universo e Ariel Kogan é engenheiro industrial, empresário, sócio-fundador da Família Kogan Wines e também dos projetos “Tão Longe Tão Perto”, “Vinhos de Combate”, e “Vinhos Mysterius”. É um defensor do vinho ético, artesanal, produzido por pequenos produtores; Folha de S.Paulo, 26/2/23)

Fonte: Brasilagro

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